Guilherme Pereira Barboza.
Nascido em 26/10/1989, hoje com 20 anos.
Esta carta foi escrita para deixar clara a atual situação do nosso amigo Guilherme, e contar um pouco de como foi, até agora, sua jornada de vida. Quem está à frente desse projeto é sua família escoteira.
Antes de iniciar deixo claro que ele está passando por um dos seus maiores desafios, e gostaríamos de poder contar com sua ajuda financeira. Hoje ele está sem os movimentos da perna, tronco e, parcialmente, dos braços. Não possui ainda um lugar definido como lar, o que está sendo providenciado e organizado pelos seus amigos mais próximos.
Estimamos que para custear os cuidados necessários com remédios, cuidadores, reformas na residência que for permanecer, cadeira de rodas, entre outros cuidados necessários, seriam necessário cerca de R$4.000,00 por mês, e por isso estamos tentando conseguir compromissos mensais que abarquem esse valor em dinheiro.
Guilherme, ou G3 para os mais íntimos, tem uma vida melhor do que a de alguns e pior do que a de outros, fez seu próprio círculo de amigos, e mesmo sem poder contar com uma estrutura familiar, nunca se envolveu com maiores problemas. Pelo contrário, é escoteiro desde os 07 anos, tem o ensino médio completo, e espera poder completar seus estudos em psicologia.
No escotismo, fez grandes amizades, e se mostrou um verdadeiro líder ainda jovem, superando diversos desafios que só as atividades escoteiras podem proporcionar. Além da liderança sempre demonstrou interesse por aprendizados novos como 1º socorros e técnicas escoteiras. Entre suas atividades mais freqüentes estão acampamentos, escaladas, jornadas, rappel, capoeira e até mesmo saltos de para quedas.
Ao completar 19 anos ingressou no corpo da Aeronáutica como soldado até completar seus 20 anos. Foi nessa época que sofreu um acidente motociclístico, retornando do cinema, que o deixou parcialmente tetraplégico.
A situação atual do Guilherme hoje é:
Provisoriamente mora com seus tios (de criação), e permanecerá lá por pouco tempo, até que as obras na casa de sua irmã (de consideração), em Samambaia, fiquem prontas. As obras se fazem necessário para poder recepcioná-lo de maneira mais adequada. Por ter sofrido o acidente fora do serviço, não será aposentado, e sim desligado da Aeronáutica.
Hoje tem suas despesas custeadas em parte por seu irmão (de criação), parte pelo soldo que ainda recebe da Aeronáutica (provavelmente esse mês será o último) e parte de amigos escoteiros. Como cuidador(a) tem a sua irmã, que suspendeu seus estudos e trabalho para poder ajudá-lo nessa empreitada.
Novamente então, peço a você que ajude. Gostaríamos de poder contar com uma ajuda mensal em dinheiro, assim como são os custos do Guilherme.
É claro que qualquer ajuda, em dinheiro ou não, mensalmente ou não, será bem vinda. Para você que puder ajudar pessoalmente, ajudando no esquema de revezamento nos cuidados/Companhia, saiba que esse serviço é muito necessário.
Seguem os dados bancários do Guilherme. Para você que irá ajudar, favor entrar em contato com a Yara Soares de Andrade, colega escoteira, que está cuidando da organização dos recursos.
Banco : Bradesco
Conta Corrente : 0700474-5
Agência : 0241-0
CPF :023364841-02
Titular : Guilherme Pereira Barboza
Contato Yara: (61)9333-0738 /(61)3365-3059 - santanaalves.yara@gmail.com
SOU UM TETRAPLÉGICO A TUDO FAZER, PARA NÃO CENTRAR A MINHA LUTA EM TORNO DOS DIREITOS E BENEFÍCIOS RELACIONADOS COM A MINHA DEFICIÊNCIA, E SIM EM TORNO DA IGUALDADE DE OPORTUNIDADES PARA EXERCER OS MESMOS DIREITOS QUE QUALQUER OUTRO CIDADÃO. “Autor desconhecido”